UNIBTA fecha parceria para oferecer EAD a atletas profissionais de basquete

Apesar de intensa e cheia de vitórias, a carreira de um atleta profissional é muito curta. Muitos, inclusive, acabam deixando as quadras por volta dos 30 anos. Por isso, a preparação para o futuro se torna essencial. Com a preocupação de garantir qualificação aos jogadores, o Centro Universitário UNIBTA fechou uma parceria inédita com a Associação de Atletas Profissionais de Basquetebol.

Por conta dos deslocamentos constantes para participar de torneios e a rotina intensa de treinos, muitos jogadores acabam abrindo mão da educação superior ou de uma especialização. Mas a EAD que, segundo dados recentes do Censo de Educação Superior cresceu 7,2% – e até 2023 deve representar 51% das matrículas em graduações –, chega como alternativa para esses atletas, justamente pela praticidade. “É uma ótima oportunidade para que eles possam continuar estudando mesmo com as viagens e horários diferenciados”, conta Thiago Pêgas, presidente do Grupo CETEC.

Carina Alves, diretora da Educação a Distância do UNIBTA, foi a responsável pela arquitetura da ideia da parceria entre o Centro Universitário e a Associação, trabalhando em conjunto com Helen Luz, idealizadora do projeto. Na visão de Carina, expandir o universo de possibilidades de formação é função primordial da EAD. “Não só os esportistas podem se beneficiar dessa modalidade. Hoje, qualquer pessoa que esteja buscando uma nova oportunidade na carreira ou querendo se desenvolver de algum modo, encontra na EAD a chance para uma transformação”, afirma.

São diversas opções de cursos, entre graduação e especializações, ofertadas na EAD UNIBTA. Geralmente, os atletas acabam apostando na saúde como uma forma de capacitação mais aprofundada. “A primeira área que vem em mente é Educação Física, por ser uma transição fácil para atuar como técnicos e preparadores físicos. Mas alguns até pensam em abrir empresas e estudar Administração ou Marketing”, conta Guilherme Teichmann, presidente da Associação de Atletas Profissionais de Basquetebol. “Por conta da rotina de treinos e jogos, a maioria não utiliza o tempo para se capacitar para a vida após o basquete. Por isso, como associação, achamos a iniciativa muito importante”, diz.

Um dos ícones do basquete brasileiro, a ex-atleta Helen Luz, integrante do time de ouro de 1994 ao lado de Hortência e Paula, com passagem pela WNBA (liga profissional de basquete americana) e primeira brasileira a jogar na Rússia, sabe bem como é necessária uma preparação para vida após o sucesso no esporte. “Quando você é atleta, acha que vive só nesse mundo. Então, conseguir unir essa atividade intensa com os estudos, eu acho fantástico! Ainda mais com a facilidade da universidade online.”

Em funcionamento desde dezembro do ano passado, a EAD UNIBTA utiliza metodologia moderna e diferenciada. São mais de 40 cursos disponíveis na plataforma, como Educação Física, Biomedicina e Administração. Atualmente, são mais de 200 polos pelo Brasil, facilitando ainda mais o estudo dos jogadores.

Confira a notícia publicada no portal do Jornal GGN, no site Pautas INCorporativa e no portal BANDPRESS.

Conheça nossos cursos

nossos
cursos

Pós-

Técnicos

• Preencha os dados abaixo e receba nossa newsletter com as últimas novidades.