dinheiro

Dinheiro conectado

Dinheiro conectado

Em décadas não tão distantes, a relação com o dinheiro era extremamente burocrática. Qualquer tipo de transação com essa moeda era um martírio. Pagamentos, transferências, solicitações de cheque e cartão. Tudo precisava ser feito de maneira presencial em agências bancárias físicas.

Com o advento da tecnologia muita coisa mudou. Surgiram os serviços por telefone, os home bankings e os aplicativos. E a relação de pessoas e empresas com os bancos se transformou completamente. O tratamento impessoal deu lugar a uma interação constante, com serviços personalizados.

Dinheiro na era da disrupção

Nós últimos anos, o blockchain e o boom das fintechs, mais uma vez, revolucionaram o setor financeiro.  Agora vivemos a era da disrupção e da transformação digital. Já é possível transferir dinheiro pelo WhatsApp, pelo chat do Facebook, ter contas abertas sem a necessidade de um banco físico. Mas, para onde a tecnologia financeira pode, de fato, nos levar?

A resposta para essa questão é complexa e bastante extensa. Cada banco e cada pessoa – seja ela física ou jurídica – está buscando uma maneira distinta de lidar com esse novo momento. As instituições financeiras se dedicam à inserção de novos produtos e serviços. Os clientes, por outro lado, demandam mais facilidade, conectividade e rapidez. Eles, diferente de antes, querem ter o controle total sobre seu dinheiro e o que fazer com ele.

O mundo de transações financeiras passou a ser imediatista. Os protagonistas desse universo são forçados a evoluir e os espectadores impulsionados a cobrar uma resposta cada vez mais efetiva. Para os dois lados, o mundo está baseado em criatividade e agilidade.

A evolução do dinheiro digital, a implementação da internet das coisas e a criação constante de aplicativos ainda vão mudar muito o cenário financeiro. As tecnologias estão a todo vapor e o trem bala transformação está bem longe de parar na estação final.

 

* Angelo Toyokiti Yasui é professor do Centro Universitário UNIBTA. Possui pós-graduação em Finanças, com experiência profissional nas áreas de planejamento, controladoria, marketing e gestão de pessoas do Banco Itaú.

Categoria
Compartilhar
Conheça nossos cursos

Conheça
nossos
cursos

Graduação

Saiba mais

Pós-
Graduação

Saiba mais

Cursos
Técnicos

Saiba mais
  • Preencha os dados abaixo e receba nossa newsletter com as últimas novidades.

SIGA-NOS